John McCain Is the Man

<--

John McCain é um senhor

26 de julho de 2017

Leonídio Paulo Ferreira

Mike Pence fez aquilo que se esperava dele como vice-presidente dos Estados Unidos e presidente do Senado: desempatou os 50 a 50 de modo a permitir que se inicie o debate sobre a revogação total ou parcial do Obamacare, o sistema de saúde alargado que é um grande legado da presidência de Barack Obama aos americanos. Mas Donald Trump tem sobretudo de agradecer esta vitória política a John McCain, o senador republicano que apesar de diagnosticado com um cancro no cérebro fez questão de comparecer e permitir os 50 votos, impedindo que a deserção de duas senadoras do partido resultasse numa embaraçosa derrota ao campo do presidente.

Como se costuma dizer, McCain é um senhor. Piloto militar, foi preso e torturado na Guerra do Vietname. Fez depois uma carreira política no Partido Republicano, sendo no Senado não só aquele que falava em nome do Arizona como também em nome da ala moderada do partido. Foi candidato presidencial em 2008, perdendo para Obama, mas nem por isso deixou de continuar a lutar por construir pontes com o Partido Democrata, uma tradição que o crescente radicalismo de lado a lado (mas muito em especial entre os republicanos) tem feito desaparecer, para grande mal da América. Crítico de Trump ainda este disputava a candidatura republicana, foi atacado então pelo agora presidente, que desvalorizou até o seu heroísmo. Mesmo assim, de novo de forma admirável, manteve-se leal aos republicanos e na medida do possível ao presidente eleito em 2016 em nome do partido.

McCain fez questão de votar pelo início do debate, mas já declarou que não apoiará o projeto de reforma do Obamacare proposta pela Câmara dos Representantes e disse esperar que neste tema tão sensível da saúde seja possível um acordo entre republicanos e democratas que defenda os mais pobres, cerca de 22 milhões de pessoas que podem ficar sem proteção de saúde. Aplaudido na sua coragem por companheiros de bancada e por Trump, talvez tenha alguma hipótese de ser agora ouvido. Merece essa consideração, sem dúvida.

About this publication