The Price of Oil Rises Due to Concerns over an Attack on Iran

<--

Petróleo sobe com receios de ataque ao Irão

Os preços do petróleo encontram-se em alta nos mercados internacionais, depois das declarações do deputado e ministro israelita Shaul Mofaz terem aumentado os receios de um ataque de Israel ou dos Estados Unidos contra o Irão, o quarto maior produtor de petróleo do mundo.

Às 18h02, o barril de Brent (petróleo de referência na Europa) para entrega em Setembro era negociado no ICE de Londres a subir 1,08 dólares para os 125,06 dólares, enquanto o contrato de Setembro do West Texas Intermediate (petróleo de referência nos Estados Unidos) era transaccionado no NYMEX de Nova Iorque a valorizar 1,70 dólares para os 125,78 dólares.

O deputado e ministro israelita Shaul Mofaz disse hoje que o Irão está a caminho de um “grande avanço” no seu programa de armas nucleares, situação que ele considera “inaceitável”, noticia a agência Bloomberg.

As declarações de de Mofaz aumentaram a especulação de um possível ataque dos Estados Unidos ou de Israel contra o Irão. Israel tem de “assegurar-se que estamos preparados para qualquer opção”, disse Mofaz à agência noticiosa. O Irão já ameaçou bloquear o Estreito de Ormuz, através do qual um quarto do petróleo mundial é exportado, em caso de ataque às suas instalações nucleares.

Um especialista da MG Global em Nova Iorque disse à Bloomberg que Mofaz “definitivamente tem conteúdo” e os seus comentários “vão deixar todos os investidores ansiosos”.

Mofaz é visto como candidato a primeiro-ministro israelita, depois de Ehud Olmert anunciar que vai deixar o cargo.

Uma especulação semelhante sobre um ataque ao Irão contribuiu para o recorde do preço do petróleo que atingiu os 147,27 dólares no passado dia 11 de Julho.

About this publication