Hagel: Next President Must Get Close to Brazil

<--

Próximo presidente precisa se aproximar do Brasil, diz senador americano

Publicidade

MÁRCIA SOMAN MORAES

colaboração para a Folha Online

O Brasil é uma das prioridades nas relações internacionais americanas e cabe ao próximo presidente –seja o democrata Barack Obama ou o republicano John McCain–, estreitar os laços diplomáticos entre as duas nações, informou nesta terça-feira o senador americano Chuck Hagel, republicano de Nebraska.

Márcia Soman Moraes/Folha Imagem

Senador Chuck Hagel não endossou nem Barack Obama nem John McCain

“Não posso afirmar aos brasileiros o que é melhor para vocês, mas não importa quem seja eleito: Brasil e América Latina serão parte fundamental da política internacional do próximo governo”, disse. De acordo com o senador, a dificuldade dos EUA que manter relações mais próximas com o Brasil está em desafios como a presença de “alguns líderes da região com quem não concordamos”.

Hagel não declarou apoio a nenhum dos candidatos, mas seu histórico indica uma relação mais próxima a Obama.

Contudo, o senador foi um dos nomes apontados para ocupar o cargo de candidato democrata a vice-presidente e, às vésperas de encerrar a carreira no Senado, ainda é cotado para um cargo na eventual administração Obama.

Quando um dos presentes se referiu a John McCain como “seu candidato”, Hagel respondeu em tom sério que “não havia endossado” o senador por Arizona.

Nova liderança

Integrante do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Hagel defendeu a importância das relações entre Brasil e EUA em um contexto no qual despontam novas lideranças mundiais e apontou uma futura liderança brasileira no desenvolvimento de fontes alternativas de energia como trunfo.

Márcia Soman Moraes/Folha Imagem

Senador republicano Chuck Hagel aposta em relações mais próximas com o Brasil

“O Brasil merece crédito por ser uma liderança em combustível alternativo e nós vamos e precisamos acompanhar esta liderança”, afirmou Hagel, para quem o desenvolvimento de energia é um dos caminhos para retomar crescimento econômico dos EUA.

“Eu acredito que a relação com nossos vizinhos, parceiros e amigos é mais importante do que nunca. O Brasil representa, claramente, uma liderança mundial”, afirmou o republicano. “E os interesses comuns que desta aliança são importantes não apenas para o cenário americano e brasileiro mas para redesenhar o cenário global.”

Hagel avalia que o mundo vive, atualmente, uma espécie de “nova globalização”, moldada pelas alianças geradas pela questão energética, e no qual “a fusão do poder econômico e geopolítico mudou o centro de gravidade das influências no mundo”. “A questão energética fez isso. Criou novas colaborações, novos interesses comuns e com isso forçou novas relações internacionais”, apontou ainda.

E é neste cenário, segundo o senador, que o Brasil, assim como os EUA, desponta como uma das lideranças mundiais no combate aos grandes desafios do século 21 –terrorismo, extremismo, armas de destruição em massa e, principalmente, a mudança climática.

“O Brasil merece crédito por ser uma liderança em combustível alternativo e nós vamos e precisamos acompanhar esta liderança”, disse Hagel, para quem o desenvolvimento de energia é um dos caminhos para retomar crescimento econômico dos EUA.

Hagel participou de um evento na Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo.

About this publication