Brazilian Support for Expulsion of US Ambassador to Bolivia

<--

Lula apóia expulsão de embaixador dos EUA da Bolívia em entrevista a TV

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à TV Brasil que apóia a decisão do presidente Evo Morales de expulsar da Bolívia o embaixador dos Estados Unidos Philip Goldberg. “Se for verdade que o embaixador dos EUA fazia reunião com a oposição do Evo Morales, o Evo está correto de mandá-lo embora.”

“Não é de hoje e é famosa a interferência das embaixadas americanas em vários momentos da história do continente americano. Então, eu acho que houve um incidente diplomático, se o embaixador estava tendo ingerência na política lá, o Evo está correto”, completou.

Efe/Reuters

Os embaixadores americanos Philip Goldberg e Patrick Duddy

Morales expulsou Goldberg há uma semana sob a alegação de que ele dava apoio à oposição da Bolívia por ter interesse nos ideais separatistas do grupo. O processo de expulsão ocorreu em meio a violentos e freqüentes protestos de grupos anti-Morales. O pior deles ocorreria na madrugada seguinte à expulsão, na localidade de El Porvenir, e deixaria ao menos 15 mortos.

“O papel de embaixador não é fazer política dentro do país. Ele está como representante do seu país, em uma relação de Estado com Estado, ele representa o Estado. Aqui no Brasil, uma vez, uma embaixadora americana, em um jornal brasileiro, respondeu uma crítica que eu tinha feito ao Bush. Eu mandei o Celso Amorim chamá-la e dizer que não era admissível ela dar palpite sobre a entrevista do presidente da República”, contou Lula.

Efe

O boliviano Gustavo Guzmán e o venezuelano Bernardo Alvarez

No caso da Bolívia, a expulsão deu origem a uma crise diplomática. No dia seguinte, os EUA expulsaram o embaixador boliviano Gustavo Guzmán. Por solidariedade a Morales, então, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, expulsou o embaixador dos EUA Patrick Duddy. Mais uma vez os EUA reagiram, expulsando o embaixador venezuelano Bernardo Alvarez.

Na entrevista, Lula diz ter conversado “várias vezes” com o presidente dos EUA, George W. Bush, recentemente, por causa da crise política boliviana. O presidente brasileiro contou que, nas conversas, tinha o objetivo de pressionar Bush a aprovar “tarifas especiais” para alguns “produtos bolivianos”.

Segundo Lula, as negociações estavam avançadas, “mas, como houve essa expulsão do embaixador eu penso que agora essas coisas podem ficar paralisadas”.

Quanto às aspirações separatistas da oposição boliviana, Lula disse “pedir a Deus” para que isso não aconteça. O presidente disse esperar que a resolução de apoio a Morales elaborada na Unasul (União das Nações Sul-Americanas) seja cumprida. “Eu acho que as pessoas estão percebendo que nós estamos bem-intencionados com a Bolívia. Todo mundo quer ajudar a Bolívia, agora é preciso que a Bolívia queira ser ajudada.”

Interferência

Como às vésperas do encontro de emergência da Unasul, Lula demonstrou preocupação com a chance de a ajuda brasileira ser interpretada como uma interferência nos assuntos internos do país vizinho. “Nem pensar em ingerência brasileira na Bolívia. Muito menos tropas.”

De acordo com o presidente brasileiro, na Unasul, ficou acordado que o Brasil irá avaliar a possibilidade de vender caminhões para as tropas militares bolivianas. Ficou acordado ainda que os ministros da Justiça de ambos os países irão “tentar estabelecer uma ação conjunta da Polícia Federal na fronteira para evitar trânsito de pessoas, de gente com armas, evitar contrabando, evitar o narcotráfico”.

“O Evo estava na reunião e depois que eu ouvi alguns discursos de alguns presidentes, quando chegou minha vez de falar, eu falei à presidenta do Chile: ‘Eu, em vez de falar, eu queria perguntar ao Evo Morales o que ele acha que nós precisamos falar para ajudá-lo, ele é quem tem que dizer”, relatou Lula.

Toda a entrevista de Lula vai ao ar às 22h, na estréia do programa “3 a 1”, da TV Brasil.

About this publication