Detroit: the Ruins of an Automobile Empire

<--

Detroit: o império automobilístico em ruínas

DETROIT, Michigan – “Capital Mundial da Indústria Automobilística”, diz a inscrição que aparece nas placas de todos os carros licenciados em Detroit. Nada mais enganoso. Ou melhor: ultrapassado. Detroit já não é mais isso. Suas três montadoras – General Motors, Ford e Chrysler – perderam o império. Elas tem menos da metade (46%) do mercado americano.

A questão é que a perspectiva é a de perder ainda mais. E, com isso, Detroit irá de mal a pior. A cidade que simbolizou por décadas o grande poder econômico dos Estados Unidos, está em frangalhos. Parece um cenário de guerra. E isso – que fique bem claro – não se deve à atual crise financeira. Ou, pelo menos, não se deve totalmente a isso. É resultado de anos, mais de uma década, de má administração daquelas três corporações.

Casas, edifícios de apartamentos, hotéis – sem contar prédios onde funcionavam linhas de montagem de veículos e fábricas de autopeças – estão abandonados. Há quadras inteiras no centro da cidade totalmente em ruínas. À apenas sete quadras da sede mundial da GM já começou a nascer uma favela num terreno baldio.

Nos últimos oito anos o estado de Michigan, onde está Detroit e várias fábricas das chamadas “Três Grandes”, perderam meio milhão de empregos. Na antiga capital mundial dos carros – que hoje se transforma na capital mundial da ferrugem – 18 mil pessoas viraram homeless, sem teto, perambulando pelas ruas. Em todo o estado eles chegam a 80 mil. Ainda é outono, e à noite tem feito de sete a dez graus centígrados abaixo de zero.

Há casas abandonadas que foram colocadas à venda. O preço pedido por elas é menor do que o de um carro zero quilometro. E não aparece comprador! A situação é tão ruim que a Sam’s Cash, antiga loja de penhores – e que também fazia empréstimos aos necessitados – teve de fechar as portas: os eventuais clientes não têm mais o que empenhar, que valha a pena; e os proprietários já não têm dinheiro disponível para emprestar.

About this publication