An Administrative Defeat

<--

Derrota administrativa

A der­rota de Rick San­to­rum na primária do Michi­gan, que afi­nal tinha sido um empate por causa das regras de dis­tribuição dos del­e­ga­dos de acordo com os cír­cu­los eleitorais para o Con­gresso, acabou por concretizar-se na sec­re­taria, com a hier­ar­quia do Par­tido Repub­li­cano estad­ual a decidir uma alter­ação de última hora para atribuir mais del­e­ga­dos ao vence­dor Mitt Rom­ney. Nat­u­ral­mente, a can­di­datura do ex-senador da Pen­sil­vâ­nia está a queixar-se que não se podem mudar as regras e alterar os resul­ta­dos depois do fim do jogo. San­to­rum reclama (chamemos-lhe assim) um empate moral.

A real­i­dade é que a cam­panha de San­to­rum pre­cisa de fazer alguma coisa, rápido, se não quer ver esfumar-se a van­tagem que tinha há ape­nas uma sem­ana. Com menos din­heiro e menos orga­ni­za­ção do que o seu prin­ci­pal adver­sário, San­to­rum tinha um trunfo para jogar con­tra o favorito Rom­ney — a men­sagem. Durante algum tempo, o ex-senador disse em cam­panha exac­ta­mente o que as bases con­ser­vado­ras que­riam ouvir. Até que se desviou do guião, com posições extremas sobre religião, con­tra­cepção ou a fre­quên­cia da uni­ver­si­dade que lhe cus­taram o apoio das mul­heres e dos inde­cisos. E depois levou um “banho” de real­i­dade de Rom­ney, que foi implacável no aproveita­mento dos desvar­ios do seu rival, recon­duzindo a atenção para as questões económicas.

E se é ver­dade que o antigo gov­er­nador do Mass­a­chu­setts ainda não impres­siona a opinião pub­li­cada na América, com as suas vitórias da sem­ana já abriu um novo capí­tulo na história da cor­rida à nomeação, cav­al­gando nova­mente para o topo das sonda­gens a nível nacional. Dez esta­dos amer­i­canos votam na próx­ima sem­ana, na ansi­ada Super Tues­day, que pode ser o golpe de mis­er­icór­dia na cam­panha de Newt Gin­grich (ou não), con­fir­mar (ou des­men­tir) o fogo fátuo de Rick San­to­rum, e aprox­i­mar (com mais ou menos dúvi­das) Rom­ney da nomeação. Porque se houve alguma coisa em que a sua cam­panha se desta­cou até agora, foi em afas­tar a con­cor­rên­cia.

About this publication