‘The US Will Not Sign Agreement That Threatens Israel,’ Says the White House

<--

‘EUA não assinariam acordo que ameaçasse Israel’, diz Casa Branca

Governo americano reafirma que preocupações com o Irã persistem, e que acordo se concentra especificamente no programa nuclear

POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

03/04/2015 17:59 / ATUALIZADO 04/04/2015 18:28

WASHINGTON — Os Estados Unidos não assinariam um acordo sobre o programa nuclear do Irã que ameaçasse Israel, afirmou nessa sexta-feira a Casa Branca, um dia depois de os negociadores chegarem a um acordo preliminar com a república islâmica.

Na manhã desta sexta-feira, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que vai exigir que qualquer acordo final com o Irã reconheça o direito do Estado judaico de existir.

Quando perguntado sobre os comentários de Netanyahu, o porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz, disse que não viu o pedido específico, mas afirmou estar ciente das preocupações atuais de Israel.

— Nós entendemos sua posição — disse Schultz a jornalistas a bordo do avião presidencial dos Estados Unidos, o Air Force One. — O presidente nunca iria assinar um acordo que acreditasse ser uma ameaça para o Estado de Israel.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse nesta sexta-feira em um discurso televisionado que o acordo é “um primeiro passo para interações produtivas com o mundo”.

Quando perguntado sobre os comentários de Rouhani, Schultz disse que entendia a necessidade de Teerã de promover o pacto entre os iranianos, mas que os Estados Unidos veem o acordo como algo que se concentra no programa nuclear iraniano.

Publicidade

— As preocupações que temos sobre o Irã além do seu programa nuclear persistem — diz ele.

Schultz também disse que o presidente Barack Obama continuará se aproximando de legisladores americanos para discutir a tentativa de acordo.

Obama está programado para falar com os quatro líderes do Congresso: o Presidente da Câmara, o republicano John Boehner; a congressista democrata Nancy Pelosi; o líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell; e o senador democrata Harry Reid.

About this publication