The Awakening of Moderate Democrats

<--

O despertar dos democratas moderados

Ala centrista do partido forma coalizão em torno de Biden para enfrentar Sanders.

Democratas moderados correm atrás do prejuízo, criando uma frente pró-Biden para evitar o que ocorreu há quatro anos com seus adversários republicanos: também pulverizado, o partido fracassou na tentativa de formar uma coalizão que impedisse a indicação de um candidato anti-establishment, apoiado por apenas um terço de seus eleitores nas primárias.

A lição Donald Trump soou como um alerta que os centristas democratas não querem ver repetir com Bernie Sanders. O mapa da Superterça é favorável ao senador de Vermont, que deve abocanhar a maioria dos delegados de Califórnia e Texas, os dois estados mais populosos da disputa desta terça-feira (3).

O ex-vice-presidente Joe Biden está atrasado na corrida. Sua campanha foi energizada após a vitória na Carolina do Sul e a desistência, praticamente simultânea, de três pré-candidatos — o investidor Tom Steyer, o ex-prefeito Pete Buttigieg e a senadora Amy Klobuchar.

Moderados despertaram para a Superterça de forma pragmática. Os dois últimos imediatamente respaldaram Biden — que ainda recebeu o apoio de outro ex-pré-candidato, o ex-congressista Beto O’Rourke –, embora sem garantia alguma de que seus partidários o seguirão.

A ideia é galvanizar os democratas da ala moderada, e, quem sabe mais tarde, dissidentes republicanos, em torno do veterano do ex-senador de Delaware e ex-vice-presidente de Obama e de seu mantra: “Não buscamos revolução, mas resultados.”

A repentina coalizão anti-Sanders pareceu não surpreender o senador que se define como democrata socialista. “Estou orgulhoso das organizações de base que temos. Olha, estamos assumindo o establishment, que está realmente nervoso. E a nossa porta está aberta para receber os partidários de Buttigieg e Klobuchar.”

Será tarde para Biden? Tudo indica que a disputa principal se arrastará entre ele e Sanders. Michael Bloomberg e Elizabeth Warren correm por fora para atrapalhar, respectivamente, os expoentes de cada ala.

About this publication