Delegados democratas poderão votar em Hillary na Convenção Nacional
Publicidade
da Folha Online
Os delegados democratas poderão votar simbolicamente na ex-pré-candidata Hillary Clinton na Convenção Democrata Nacional, evento que oficializa o nome do candidato do partido para as eleições gerais.
“Estou convencido que homenagear a histórica campanha da senadora Clinton nos ajudará a celebrar este momento definidor em nossa história e a unir e fortalecer o partido”, destacou o candidato democrata Barack Obama, em comunicado conjunto.
Na convenção, que acontece entre 25 e 28 de agosto em Denver, os delegados oficializam os votos das primárias democratas e os superdelegados –cerca de 800 lÃderes partidários– confirmam seu endosso. O gesto, meramente simbólico, não mudará a oficialização da candidatura de Obama que já garantiu a nomeação com a maioria dos delegados e superdelegados nas primárias deste ano.
Jae C. Hong-9jul.08/AP
Hillary Clinton e Barack Obama precisam unir seus apoiadores para garantir a vitória
“A campanha do senador Obama encorajou a colocação do nome da senadora Hillary na disputa pela nomeação como uma demonstração de unidade e reconhecimento da corrida histórica que ela realizou e o fato dela ter sido a primeira mulher a competir em todas as primárias de nossa nação”, diz ainda o comunicado.
Hillary deve discursar na segunda noite da convenção, quando será celebrado 88 anos da conquista do direito a voto da mulher.
O anúncio da inclusão do nome de Hillary na Convenção é uma resposta da campanha de Obama aos rumores de que seus apoiadores apresentariam sua candidatura.
O fato é que, depois de meses de uma acirrada e amarga disputa pela nomeação, muitos apoiadores de Hillary simplesmente não querem apoiar o candidato que tirou a senadora da disputa. Eles defendem que a ex-primeira-dama foi tratada injustamente pela mÃdia por ser a primeira mulher com chances reais de conquistar a Casa Branca.
O gesto seria uma forma de mostrar que eles não estão satisfeitos com a candidatura de Obama.
Para evitar o claro sinal de desunião em um dos momentos mais crucias da campanha democrata, Obama saiu à frente e ofereceu colocar o nome da ex-rival “oficialmente” e cercado de honras e homenagens para acalmar seus apoiadores.
Os detalhes sobre como será feito o procedimento ainda estão sendo discutidos.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.