My Class with Rashid Khalidi

<--

Em março do ano passado, durante uma visita que fiz a Nova York, meu amigo Gustavo Chacra (que tem um ótimo blog na concorrência, aliás) me levou para assistir com ele uma aula do mestrado que cursava em Columbia. O professor era Rashid Khalidi.

A sala estava lotada, a maioria dos alunos era mais nova do que nós. A aula era de História do Oriente Médio e naquele dia abordaria o equilíbrio populacional e o poder político na região (como primeiro os judeus e depois os palestinos usaram a bomba demográfica para tentar redistribuir as cartas). Ele falou por cerca de uma hora e meia, sem partidarismos _apesar da sensibilidade o tema e apesar de, fora da sala de aula, defender as posições palestinas. Ninguém deixou a cadeira, ninguém conversava, ninguém dormia, ninguém rabiscava.

Foi uma das aulas mais sensacionais a que eu assisti na vida.

Olha, eu fiz USP (jornalismo, vá lá, mas meu currículo é coalhado de aulas na História, nas Ciências Sociais e no Direito), cursei especialização na NYU, vim de um bom colégio, sou filha de uma excelente professora de História e ainda dei a sorte _ainda dou_ de, em 11 anos, trabalhar com muita gente acima da média e disposta a ensinar. Ou seja: minha lista de aulas, no sentido estrito e amplo, memoráveis é longa, BEM longa.

Mas a aula do Khalidi é daquelas experiências únicas. Você não quer peder uma palavra do sujeito, que rabisca freneticamente números na lousa e responde a cada pergunta com uma pertinência e uma lógica tão fluidas que quase fica fácil entender uma das regiões mais politicamente complicadas do planeta.

Pois bem. Dono da cadeira de Estudos Árabes que foi do Edward Said em Columbia, diretor do Instituto de Oriente Médio da universidade, Khalid, que é palestino, está sendo comparado a terroristas e neonazistas pela campanha de McCain. É algo no mínimo surrealista.

A coisa explodiu hoje depois que McCain andou dando chiliques porque o jornal “Los Angeles Times”, que declarou apoio a Obama, tinha um vídeo que mostra o democrata em uma festa em 2003 na qual Khalid está presente e não o exibiu (o vídeo foi obtido sob condição de não ser divulgado, alega o “LA Times”).

“Há um vídeo (…) em que um dos principais porta-vozes da Organização para a Libertação da Palestina [a extinta OLP de Yasser Arafat], e por que ele não foi levado a público eu não seu dizer. Garanto que seu fosse uma fita comigo e Sarah palin e uns neonazistas, ela ia ser tornada púbica. É claro que os americanos precisam saber disso, particularmente sobre Ayers, e também sobre a OLP.”

Ah, sim, diz a campanha republicana que Bill Ayers, o ex-weatherman que nos anos 70 explodiu bombas nos EUA para protestar contra a Guerra do Vietnã, também estava. Ok, ele não aparece no vídeo, segundo quem assistiu, mas já se sabe que Obama o conhece _o democrata já lamentou o que Ayers fez no passado, e o republicano continua questionando a proximidade do laço do rival com o hoje professor universitário em Chicago.

Depois, a Fox News reexibia a entrevista, com McCain dizendo: “Essas pessoas _Ayers e Khalidi_ cometeram atos terroristas”.

Heim?! Até a Fox News foi obrigada a esclarecer que o professor não matou ninguém _embora tenham questionado seu passado.

Eu fiquei muda. Vou só colar abaixo a biografia do Khalidi de Columbia, uma das universidades de maior prestígio dos EUA.

Ah, sim. A ABC diz que o Instituto Internacional Republicano, de cuja direção McCain faz parte, já financiou projetos de Khalidi.

Education

D.Phil. – Oxford University 1974

B.A. – Yale University 1970

Current Departmental Service

Personnel Committee

Interests and Research

Rashid Khalidi, Edward Said Professor of Arab Studies, specializes in Middle Eastern history.

Affiliations

Member, Search Committee for Dean of the School of International and Public Affairs

Member, Executive Committee, Middle East Institute

Editor, Journal of Palestine Studies

Member, Conseil Scientifique, Ramses2, Maison Méditerranéenne des Sciences de l’Homme, Aix-en-Provence

Member, Council on Foreign Relations

Member, Board of Trustees, al-Quds University, Jerusalem

Member, Board of Trustees, Palestinian Initiative for the Promotion of Global Dialogue and Democracy

Member, Advisory Board, Bruno Kreisky Forum, Vienna

Member, Advisory Board, Encyclopedia of the Modern Middle East.

Member, Editorial Board, Comparative Studies of South Asia, Africa & the Middle East.

Manuscript reader, University of California Press; Cambridge University Press; University of Chicago Press; Columbia University Press; Harvard University Press; University of Indiana Press; Penn State University Press; Princeton University Press; University of Utah Press

About this publication