Another Race, Another Voyage

<--

Mais uma corrida, mais uma viagem

Na mesma noite, o ex-governador do Mass­a­chu­setts, Mitt Rom­ney, con­seguiu evi­tar a humil­hação de perder a primária do Michi­gan, o seu estado natal, e alcançou uma con­fortável e con­vin­cente vitória no Ari­zona. Em cir­cun­stân­cias nor­mais, teria sido uma jor­nada glo­riosa para o favorito à nomeação repub­li­cana. Mas depois das revi­ra­voltas das cam­panha nas últi­mas duas sem­anas, Rom­ney não con­seguiu dis­farçar o ligeiro amargo de boca. “Não gan­hamos por muito mas foi o sufi­ciente, e isso é que inter­essa”, con­cedeu o can­didato, numa comem­o­ração algo desconsolada.

Sem querer subes­ti­mar a importân­cia do resul­tado do Ari­zona, onde Rom­ney colec­cio­nou a total­i­dade dos del­e­ga­dos atribuí­dos, a vitória no Michi­gan não foi sufi­ciente para calar defin­i­ti­va­mente os seus críti­cos e detrac­tores e afas­tar as pre­ocu­pações do estab­lish­ment com as evi­dentes debil­i­dades da can­di­datura do antigo gov­er­nador. Depois de nove votações (das quais gan­hou qua­tro), Rom­ney mantém-se inca­paz de alargar a sua base de apoiantes e simul­tane­a­mente de suster a deserção dos inde­pen­dentes que, no iní­cio do processo, sen­tiam sim­pa­tia pelo can­didato e o seu programa.

O estado de calami­dade entre as hostes repub­li­canas foi evi­tado, mas a dinâmica da cor­rida não foi sig­ni­fica­ti­va­mente alter­ado, ao con­trário do que acon­te­ceu no final de Janeiro depois da primária da Florida. Nessa altura, Rom­ney saiu for­t­ale­cido, e pelo cam­inho “destruiu” a con­cor­rên­cia que lhe era ofer­e­cida por Newt Gin­grich, que desde então prati­ca­mente desa­pare­ceu da cam­panha (o ex-Speaker espera agora um quarto fôlego na Super Tues­day). Mas sem se destacar como um vence­dor inequívoco no Michi­gan, Rom­ney ape­nas logrou pro­lon­gar o duelo com Rick San­to­rum — o antigo senador da Pen­sil­vâ­nia e rep­re­sen­tante da facção mais con­ser­vadora do par­tido perdeu a opor­tu­nidade (se cal­har irrepetível) de se sobres­sair e mesmo de recla­mar o estatuto de favorito, mas a sua can­di­datura não ficou seri­amente comprometida.

Olhando para a diver­si­dade do eleitorado, as par­tic­u­lar­i­dades dos próx­i­mos esta­dos a votar e as indi­cações das sonda­gens, tudo leva a crer que o resul­tado da Super Tues­day será misto, com os difer­entes can­didatos a dividi­rem entre si os del­e­ga­dos dos dez esta­dos: Rom­ney vai prevale­cer na Nova Inglaterra, Gin­grich espera cati­var o Sul e San­to­rum provavel­mente ficará com o Ohio, o prémio mais apetecido. Nada ficará fechado, e o des­gaste — para vence­dores e ven­ci­dos — vai con­tin­uar a ben­e­fi­ciar o Pres­i­dente Barack Obama.

About this publication